Conheça a Oktoberfest - Tradicional Festa Alemã

18 Set 2019

Por Parktur

A Parktur te leva para conhecer a tradição alemã aqui no Brasil, no estado de Santa Catarina! Vem com a gente.

Todos os anos, desde 1814, acontece a Oktoberfest, uma festa tradicional alemã, dedicada totalmente para a cerveja! Essa festa ocorre, tradicionalmente, em Munique, na Alemanha, e acontece desde a última semana de setembro até a primeira semana de outubro. Mas, a Oktoberfest também tem seus efeitos aqui no Brasil e em vários outros lugares do mundo. 

 

Durante 18 dias, no mês de outubro, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, recebe milhares de pessoas para aproveitarem e conhecerem, de perto, essa tradição da Alemanha que chegou até o nosso país!

Você já sabe como é? Já teve a oportunidade de participar? Continue a leitura desse post para entender exatamente como é essa festa que conquista os corações de todas as pessoas que passam por lá. 

 

 

Os shows musicais de bandas típicas germânicas é uma das atrações mais animadas da festa

 

 

Por dentro da história da Oktoberfest

No ano de 1814, o Rei Bávaro Luís I resolveu criar um festival de cerveja na cidade de Munique, na Alemanha, para celebrar o seu casamento. O festival foi um sucesso, e assim surgiu a ideia de repetí-lo no próximo ano, o que resultou na tradição. A festa acabou virando, também, uma feira de produtos, com muita diversão, e se disseminou para várias partes do mundo, incluindo o Brasil. 

 

Em Munique, a Oktoberfest é chamada, também, de Wiesn, e é frequentada, todos os anos, por uma média de 6 milhões de visitantes, de todos os cantos do mundo. Em resumo, a festa é uma tradição divertida para os moradores, além de uma super atração turística para quem está só de passagem.  

 

A Oktoberfest é sinônimo de diversão garantida para todos aqueles que gostam de cerveja ou de festas, e muitas pessoas viajam até a cidade de Blumenau para conferir a festa de perto, seja com grupos de amigos, família ou, até mesmo, sozinhas. 



A Oktoberfest no Brasil

No Brasil, a Oktoberfest é comemorada em diversos estados e cidades como, por exemplo:

 

  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná;
  • Mato Grosso;
  • Olinda;
  • Ceará;
  • São Paulo.

 

 

Porém, entre todas essas, a mais conhecida, e que atrai um maior número de pessoas, é, sem dúvidas, a de Blumenau, em Santa Catarina, cidade colonizada por alemães. Ela é a segunda maior festa alemã do mundo, ficando atrás somente da original Oktoberfest, na Alemanha. 

 

A Oktoberfest de Blumenau se tornou um dos maiores eventos turísticos do Brasil e, com o tempo, foi se modernizando e acompanhando as transformações tecnológicas, em diversos aspectos. Ela acontece no Parque Vila Germânica, recebendo turistas do país inteiro, e também alemães ou moradores de países vizinhos ao nosso. Essa festa acontece, em Blumenau, desde outubro de 1984 e recebe um público de, em média, 700 mil pessoas por ano

 

Quem foi, aprovou!

Como já citado anteriormente, a Oktoberfest em Blumenau atrai muitos visitantes de diversos lugares do mundo, durante todas as edições. Giovanna Balliana, 22 anos, já aproveitou a festa em dois anos consecutivos, 2017 e 2018. A estudante mora em Curitiba, no Paraná, mas fez questão de se deslocar até Santa Catarina para conhecer melhor a cultura alemã e curtir um bom momento com seus amigos. 

Para Giovanna, a experiência foi ótima, pois a junção da gastronomia típica com as músicas tradicionais resultaram em uma excelente interação com a cultura germânica. Ela também destacou um ponto imperdível para os visitantes que forem nas próximas edições: não deixar de provar o chopp de vinho servido na festa que, para Giovanna, é surpreendente.

Estima-se que mais de 22 milhões de pessoas já passaram pelas 35 edições da festa em Santa Catarina e, ao todo, mais de 12 milhões de litros de chopp foram consumidos. Em Blumenau, a festa conta com diversas atividades como, por exemplo, desfiles de danças típicas; shows musicais; grupos de tiro; concurso nacional de tomadores de chopp em metro; grupos folclóricos; canto; brincadeiras, e outras tradições que serão citadas a seguir. 

 

Trajes típicos 

Muitas pessoas se produzem para curtir a festa. Além de ser motivo de cultura e alegria, ao utilizar trajes típicos, você também tem desconto no valor do ingresso para entrar no evento, ganhando o benefício da meia entrada. Como citado no próprio site da Oktoberfest, “o traje típico é roupa de respeito em Blumenau”. 

 

Culinária alemã

Uma praça de alimentação, seis restaurantes e diversos pontos gastronômicos espalhados pelo local do evento oferecem mais de 150 produtos da gastronomia típica alemã.  Entre os itens vendidos, estão, marreco, joelho de porco, cuca, batata recheada, hambúrguer de pato, petisco de frango, prato de frios, pretzels, spätzle, torresmo, torta de maçã, waffle, wurst, hackepeter e muitas outras delícias alemãs que você vai adorar conhecer. 

 

Concurso da realeza da Oktoberfest 

Todos os anos, no último dia de festa, acontece o concurso para escolher uma rainha e duas princesas. Elas serão responsáveis por levar a festa para vários lugares do Brasil e do mundo durante o próximo ano, incluindo a original Oktoberfest, na Alemanha, representando a cultura, o povo e a festa da cidade de Blumenau. 

 

Cerveja

A festa, hoje, já não é mais voltada somente para a cerveja, como era no início, na Alemanha. Porém, são muitas as pessoas que vão até a Oktoberfest pensando única e exclusivamente na cerveja, e não é por acaso, afinal, essa tradição nunca foi deixada de lado. A cerveja realmente é uma das principais atrações do evento, pois são servidos inúmeros tipos, para todos os gostos e preferências!

 

Além da Eisenbahn, cervejaria oficial da festa, outras sete cervejarias, artesanais, também participam da Oktoberfest em Santa Catarina, proporcionando aos visitantes uma ótima experiência baseada em degustações. São elas: América Cerveja, Antídoto, Bierland, Cerveja Blumenau, Das Bier Cervejaria, Hemmer’s Bier e Wunder Bier. 

 


Toda essa experiência promete te deixar apaixonado pela cultura da Alemanha, e você pode conferir todos os detalhes, de perto, durante o mês de outubro na cidade de Blumenau. 

Ficou com vontade de conhecer a Oktoberfest? Aproveita, Blumenau fica logo ali, e a Parktur te leva! Conheça o nosso pacote para curtir essa festa imperdível, do dia 17 a 20 de outubro.