5 Dicas essenciais para viajar com as crianças

22 Jul 2019

Por Parktur

Viajar com a criançada pode ser muito mais tranquilo do que você pensa. Para ser bem sincero, a questão aqui é que você só vai precisar se atentar às necessidades específicas das crianças. Então, que tal algumas dicas?

A gente sabe que viajar com crianças dá bastante trabalho e exige muito mais planejamento. Mas é tão gratificante e dá tanta alegria no fim, que vale bastante a pena. E é por isso que viajar com a criançada pode ser muito mais tranquilo do que você pensa. Para ser bem sincero, a questão aqui é que você só vai precisar se atentar às necessidades específicas das crianças. Então, que tal algumas dicas?

 

Tenha em mãos os documentos exigidos para o embarque

As crianças, assim como você, precisam de documentos para viajar - mesmo acompanhadas. Organize tudo pensando no destino que vocês irão. Se a viagem for em território nacional basta levar a Certidão de Nascimento ou RG. Agora, se for um passeio internacional, em que há a exigência de passaporte, o único documento aceito será ele. 

Agora, se você quiser passear com uma criança que não tiver acompanhada dos pais, alguns outros documentos são necessários. Em território nacional será preciso apresentar uma autorização reconhecida em cartório e assinada por um dos pais/responsáveis. 

Em viagens internacionais, a criança que estiver com apenas um dos pais/responsáveis terá de apresentar uma autorização judicial ou um documento com a autorização do outro pai/mãe/responsável. Em caso de estar acompanhada de terceiros, o procedimento é o mesmo, sendo que ambos os pais deverão assinar a autorização.

 

Respeite os seus limites e os da criança

Se você sonha em conhecer um lugar específico, não troque isso porque alguem disse que outro roteiro é melhor para ir com as crianças. Elas estarão felizes estando com você. A dica aqui que você realmente deve seguir é: leve em consideração o limite do seu filho!  Não esqueça que você até pode passar dias andando por cidades diferentes, mas as crianças não são tão preparadas. Respeite sempre o tempo e a adaptação dos pequenos.

 

Evite exageros na hora de preparar a bagagem

Todo mundo sabe como é bem difícil, na hora de arrumar a mala, não pensar que vai precisar de todas as coisas do roupeiro, mas tente não exagerar. Mesmo sendo uma viagem com criança, o peso permitido por bagagem deve ser respeitado e nas viagens rodoviárias você não vai querer ficar carregando um monte de malas por aí.

 

Leve brinquedos para distração 

As crianças precisam de distração durante as viagens, principalmente as mais longas, e a gente sabe que elas ficam entediadas facilmente. A dica é nunca levar apenas um item. Por exemplo, você pode até levar um tablet para ela jogar ou ver filmes - sempre com fones - mas leve também outros brinquedos, itens pequenos que irão distraí-las. Mas, nunca esqueça, mais pessoas viajam com vocês, leve sempre brinquedos que não façam barulhos.

 

Faça um checklist

É documento, brinquedo, malas, sacolas, bolsas, um montão de coisas para você administrar não é? Então organize um checklist com antecedência, hoje tem até aplicativos de celular que fazem isso para você, e inclua nele desde coisas básicas como escova de dente ou carregador de celular, até a lista de documentos e o passaporte.

 

Lembre-se: tudo vai dar certo!

As coisas podem sair um pouco fora do controle, diferentes do planejado, mas lembre-se de que viajar com as crianças significa, acima de tudo, um momento de lazer e alegria em família. Não se estresse por pouca coisa e releve pequenos imprevistos. Aproveite!